quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Torneio de Trios em Montenegro - Regulamento

1º Torneio de Basquete de Trios da ADM
REGULAMENTO

OBJETIVO:O 1º Circuito de Basquete de Trios da Associação Desportiva de Montenegro será uma competição aberta de basquete entre jogadores amadores de Montenegro e região, tendo por finalidade incentivar e desenvolver a prática desportiva do basquete em Montenegro e suas comunidades.
INSCRIÇÕES: As inscrições (sem nenhum custo) serão feitas por email e/ou telefone com Mateus (mateusaraujors@yahoo.com.br – 98991477) ou Odilson (http://mrd.mail.yahoo.com/compose?To=odilsonsoares%40bol.com.br - 97487132) preferencialmente antecipadas, ou até 30 minutos antes do inicio do evento. Cada equipe poderá inscrever até 4 jogadores.
Serão disputas nas modalidades equipes masculino (SUB 12, SUB 15, LIVRE) e feminina (SUB 13, LIVRE). Cada equipe deve ter no máximo 3 (três) jogadores em quadra, que devem estar devidamente inscritos até a data limite.
LOCAL e DATA:
Parque Centenário de Montenegro, quadra aberta de basquete, dia 13/12/2008, as 09:00hs (modalidades sub 12 e 15) e 13:30h (livre).
PREMIAÇÃO:
· Medalhas para o Campeão, Vice-Campeão e 3º Colocado em cada modalidade.

Regras Gerais

REGRA 01
Todos os jogos podem ser iniciados com qualquer número de jogadores, dentro do limite máximo de até 3 (três) jogadores.
Ex.: 3, 2 ou mesmo 1 jogador.
A elegibilidade de cada jogador será monitorada através de identificação de cada jogador. Os organizadores detêm o direito de recusar a participação do jogador, ou mesmo de seu time inteiro, caso estes não se enquadrem nas regras aqui estabelecidas.
REGRA 02
Cada time terá direito ao pedido de no máximo 1 (um) tempo de 1 minuto durante as eliminatórias, e no máximo 2 (dois) tempos de 1 minuto cada, nas finais.
REGRA 03
Somente no caso de contusão grave será dada 1 minuto de tempo pela mesa.
REGRA 04
Antes do início de cada partida, será concedido o tempo máximo de 3 (três) minutos para aquecimento dos dois times simultaneamente.
REGRA 05
Somente serão permitidos na quadra os jogadores das duas equipes que irão se confrontar.
REGRA 06
A posse de bola para o início do jogo será decidida entre os capitães de cada time no “par ou ímpar”, saindo da linha do garrafão embaixo da cesta.
REGRA 07
Reclamações só serão aceitas através do CAPITÃO ou CAPITÃ de cada time.
REGRA 08
Qualquer comentário, reclamações ou perguntas deverão ser feitos diretamente ao árbitro quando relacionado ao jogo, ou com a comissão organizadora em casos especiais.
REGRA 09
Cada árbitro será responsável pelas decisões tomadas, sobre todas as questões referentes aos jogos. Sua decisão será final.
REGRA 10
Serão observadas as regras básicas dos jogos de basquetebol e recomendações da FIBA (maiores informações em http://www.basquetegaucho.com.br/), salvo exceções previstas nesse regulamento. O contato será permitido desde que não violento e não intencional.
REGRA 11
Os jogos serão de 16 pontos ou 10 minutos, o que vier primeiro. Em caso de empate, após os 10 minutos de jogo, serão feitos arremessos livres pelos atletas de cada equipe; persistindo o empate alternadamente pelos integrantes das equipes, até que haja o primeiro erro.
REGRA 12
A bola mudará de posse após cada cesta, pela linha de fundo da quadra, dentro do espaço do garrafão. A saída de bola só será livre (sem direito a interceptação do adversário) após a cesta sofrida.
REGRA 13
Bola presa vai para o time atacante.
REGRA 14
O espaço de jogo será meia quadra oficial de basquete. A reposição da bola em jogo (por falta, violação ou saída de bola) será feita da linha lateral mais próxima.
REGRA 15
Somente terá o abono de lance livre, no caso em que o atleta receba a falta no ato de arremesso. Caso a falta não seja em ato de arremesso, a bola será reposta da lateral da quadra.
REGRA 16
É necessário sair da linha de 3 pontos para fazer uma cesta, após um arremesso valido que TOQUE no aro.
REGRA 17
A pontuação das cestas respeita as regras da FIBA: um, dois ou três pontos dependendo da situação e área da quadra;
REGRA 18
As equipes serão divididas em grupos de quatro equipes (havendo mais de 8 equipes inscritas), jogando todos contra todos, dentro do grupo, sagrando-se vencedora a que conquistar maior número de pontos, passando para a fase seguinte. No caso de menos de oito equipes participantes, será todos contra todos, sagrando-se campeã a que conquistar maior numero de vitórias.
O sistema de pontos nos grupos obedecerá às seguintes pontuações:
Vitória=Dois pontos
Derrota=Um ponto
W.O=Zero Ponto (para a equipe perdedora)
Havendo empate no numero de pontos, o primeiro critério será o numero de pontos nas partidas, e o segundo confronto direto.
REGRA 19
Todas as regras devem ser observadas. Condutas antidesportivas resultarão na desqualificação do time infrator. Casos omissos ao presente regulamento serão resolvidos com a equipe organizadora, que será soberana em suas decisões.
REGRA 20
As faltas individuais serão no limete de 3, e coletivas no limite de 4.
REGRA 21
Caso chova ou qualquer outro tipo de impedimento, a organização do evento se reserva o direito de adiar a partida até a melhora das condições do tempo, reduzir o número de pontos e ou tempo de jogo, mudar o formato das chaves para eliminatória simples, e se possível, remarcar o jogo para outra data.

Nenhum comentário: